
Porque não funciona oferecer sessões de Coaching
Apesar de ter consciência de que há várias escolas que sugerem oferecer sessões a pessoas próximas, como forma de prática para quem acabou a sua certificação, sei que isto pode trazer diversos problemas.
À partida, posso identificar três grandes questões que surgem quando isso acontece, e que podem arruinar a vossa recém carreira como Coach Profissional.
Fraco compromisso: Porque o processo é gratuito e porque normalmente a pessoa se envolve o mínimo essencial. Pode até estar com a postura de que te está “a ajudar”, porque lhe estás a pedir um favor, estás a praticar, e portanto não se vai envolver totalmente. O perigo disto é que vai gerar desmotivação. Vais pensar que todos os clientes de coaching vão ter este nível de complexidade, de resistência, de pouca entrega, que o teu amigo ou familiar vai dar ao processo de coaching. Códigos de Bloqueio: O conjunto de histórias que existe entre vocês, fará com que o processo de coaching fique ainda mais complicado. Respostas como “Ah, mas tu sabes como é que é o meu chefe” ou “Mas tu conheces a minha esposa”, são códigos entre vocês do ponto de vista da amizade, que ganham um peso muito grande num processo que deveria ser desmontado através do coaching .

Perda de Autoridade: Imagina que o teu amigo ou familiar vai fazer um óptimo processo de coaching. Que vai contra todas as expectativas e que efectivamente se empenha, não entra na comunicação das vossas histórias e tem um óptimo resultado. Essa mesma pessoa, vai almoçar com outro amigo e diz-lhe “Eu estou muito diferente”, e de facto a outra parte consigue constatar isso. Pergunta-lhe o que tem feito de diferente, e ele responde que tem feito coaching com um amigo. Que deveria experimentar também, porque é um processo impactante.
E é aqui que começa a tua destruição do ponto de vista do Coach. Porque o outro amigo vai perguntar quanto custa, e tu não vais saber o que responder durante breves instantes e vais acabar por ser sincero e dizer que não cobrou, porque era ainda uma experiência.
Acabaste assim de perder toda a autoridade, porque ninguém vai querer colocar a vida em alguém que está a experimentar. O passa palavra sobre o teu trabalho acabou. Quando na prática, um dos teus grandes objectivos é que um cliente traga outros clientes.